Dicas de economia
Para economizar, a receita é:
1- Filtro de ar limpo
2- Carburador limpo periodicamente e regulado
3- Vela em boas condições
4- Comando de válvula regulado periodicamente
5- Pneus do tipo original da moto, banda de rodagem sem muito desgaste, e calibrados de acordo com especificações dos fabricantes
6- Mudanças de marcha no tempo correto
7- Evitar acelerações bruscas e freiadas idem
8- Trocas periódicas de filtro de óleo e do óleo da moto
9- Amortecedores regulados e com óleo trocados a cada 12000 km.
10- Relação em boas condições.
11- Gasolina de boa procedência. Vocês já notaram que algumas gasolinas rendem muito mais do que outras?
OBS: Mas um combustível batizado com certeza vai resultar em consumo alto por kilometragem...
By Calixte Januario
Dicas Para Comprar uma moto usada
- Comece por uma olhada rápida no estado da pintura do tanque, laterais, rabetas e pára-lamas. Pontos de ferrugem não são bons sinais, podem representar despesas futuras. Os pneus devem estar em bom estado, com desgaste regular, porque o desgaste irregular aponta para desalinhamento na moto.
- Confira cuidadosamente os instrumentos de painel, que são peças caras. Para não ser enganado por falsa quilometragem, deve-se verificar a relação coroa/pinhão/corrente: dentes gastos significam muito uso.
- Outras formas de avaliar se a moto está mais rodada é olhar as borrachas das pedaleiras, porque elas se gastam, mas demora muito para aparecerem os sinais. Uma moto com 2.000 km rodados não pode ter pedaleiras gastas. Quando abaixar para ver as pedaleiras aproveite para ver se elas estão raladas, que pode ser sinal de excesso de ânimo nas curvas! Se a moto não tiver borrachas nas pedaleiras, olhe cuidadosamente a pedaleira de metal, porque ela também gasta.
Num segundo exame, faz-se uma avaliação da parte mecânica e elétrica:
- Verifique discretamente se o motor está aquecido. Se tiver, enrole o vendedor até esfriar completamente. A primeira ligada da moto é muito importante para detectar se o motor está "comendo" óleo. Se sair uma fumaça azul pelo escapamento fuja imediatamente. Quando o motor está frio as folgas se dilatam e aí o óleo começa a entrar no cilindro pelas sedes das válvulas e se queima com a gasolina. Depois de aquecido essa fumaça não aparece. Mas não confunda com uma fumaça escura que algumas motos soltam na primeira ligada, porque essa é normal. Mas se soltar fumaça depois de aquecida saia correndo porque os anéis foram pro espaço! Dê uma olhada pelo visor do cárter para ver como está o nível e cor do óleo. Um motociclista cuidadoso troca o óleo antes de colocar sua moto à venda. Se não tiver visor, puxe a vareta e faça o exame visual.
- O ruído do motor deve ser uniforme, sem barulhos estranhos.
- A parte elétrica deve estar funcionando perfeitamente, não se acanhe em tirar a tampa lateral para verificar o estado da bateria, que precisa estar limpa, sem zinabre. -
- Deixe o motor funcionando por muito tempo com a moto no cavalete central e procure possíveis vazamentos nas juntas do cilindro, no cabeçote e escapamento.
Numa terceira fase, analise o alinhamento geral:
- Rodando, ela não deve pender para nenhum dos lados quando se tira a mão do guidão. Com a moto no cavalete central, gire as rodas e verifique se não há torções ou amassados. No caso das motos com roda de liga leve é preciso examinar para detectar possíveis trincaduras na liga da roda de alumínio ou magnésio.
- Se a moto tiver acessórios, exija as peças originais, porque você vai precisar na hora de revendê-la. Pequenos tombos não afetam a estrutura da moto e uma boa oficina é capaz de deixar uma que tenha caído com aparência de zero km. Portanto, não é preciso sacrificar uma boa moto só porque ela já caiu.
- De qualquer maneira um bom negócio sempre depende da experiência e bom senso de quem vende e de quem compra, seja em uma loja ou direto de particulares.
Portanto é um momento de tentar esquecer as emoções e tratar friamente o negócio. Comprar uma moto por impulso pode trazer arrependimento mais cedo do que se pensa. Falando em arrependimento, lembre-se de que o código de defesa do consumidor protege o comprador e o vendedor. Até 24 horas após a compra pode-se desistir e desfazer o negócio. Se você é vendedor não esqueça de preencher e copiar o recibo de venda para evitar multas futuras. Se você é o comprador não seja pentelho e passe logo a moto para o seu nome. Participar do mercado de usadas não é apenas uma opção para quem não tem dinheiro para comprar uma moto zero quilômetro, mas também uma forma de se ter uma boa moto por um preço mais atraente.
By Calixte Januário
Como preservar sua moto
Além de ser caro comprar uma moto nova, muito dos motociclistas acabam criando um carinho todo especial pela sua motocicleta e consideram a moto mais que um meio de transporte, um Estilo de vida. Então, veja algumas dicas recomendadas para "economizar" a sua moto e aumentar a sua durabilidade:
1-) Ao dar partida no motor ainda frio, evite acelerar. Deixe que funcione em marcha lenta por alguns minutos até que atinja aproximadamente 40 graus;
2-) Evite manter o motor ligado, com a moto parada, depois de suficientemente aquecido;
3-) Procure passar as marchas no "tempo" certo, sincronizando corretamente a rotação, para não causar trancos no câmbio e embreagem;
4-) Acelere e desacelere o motor sempre com progressividade, sem mudanças bruscas de velocidade;
5-) Procure antecipar as suas ações sempre que possível para não frear bruscamente. Isso economiza pneus e sistema de freios;
6-) Mantenha os pneus sempre calibrados, o que previne desgastes excessivos da banda de rodagem e evita esforço extra do motor;
7-) Se possível, procure abastecer somente em postos que ofereçam combustível de boa qualidade (Difícil);
8-) Troque o óleo do motor, bem como o filtro correspondente, após transitar em locais alagados ou muito poeirentos. Ou sempre que notar alterações de cor no lubrificante, causadas por contaminação com água (esbranquiçado) ou outros produtos (esverdeado);
9-) Mantenha sempre limpos os filtros de ar e combustível.
Obs.: No caso de componentes descartáveis, troque-os sempre que "enfrentar" viagens ou abastecimentos em locais sujeitos a muita fuligem, poeira ou sujeira;
10-) Verifique regularmente a carga da bateria e o nível de solução (se necessário), para prevenir sobrecargas e esforços extras no sistema elétrico;
11-) Não permita que a corrente de transmissão trabalhe folgada ou sem lubrificação, o que causa desgaste prematuro e aumento do esforço do motor;
12-) Faça as revisões periódicas em concessionária autorizada ou oficinas bem aparelhadas. A economia nem sempre compensa;
13-) Após receber a moto de uma revisão ou conserto, faça uma verificação para confirmar se os serviços foram realmente feitos e se não ficou nada mal apertado ou fora do lugar.
By Calixte januario
Os 12 mandamentos de pilotagem segura
1 - Mantenha a motocicleta sempre em ordem:
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus. Cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico. Confira o cabo e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH e o CRLV; use o protetor de pernas (mata-cachorro) e a antena anti-cerol.
2 - Pilote usando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 - Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 - Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 - Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6 - Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7 - Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 - Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 - Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos.
10 - Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.
11 - Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 - Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.